3.6.02

censura
Censura de Imprensa no Brasil
É com enorme pesar que venho relatar esta notícia ao Centro de Mídia Independente e a seus leitores: a censura, no Brasil, não é uma mera questão retórica - ela está presente e, assutadoramente, efetiva. Por favor leiam meu relato e divulguem: apenas a mobilização popular poderá modificar esta situação.

Ontem à noite (domingo, 02 de junho de 2002) minha namorada foi navegar, e para sua surpresa na página inicial do iG (http://www.ig.com.br) havia um pop-up intitulado "Censura de Imprensa no Brasil", e assustada ela me chamou para me mostrar - o conteúdo da mensagem eu tento reproduzir a seguir.

O informe começa falando a respeito da censura militar que tivemos durante 20 anos, e que agora se mostra a nós sob outro aspecto: a censura judicial. E seguia relatando o caso que uma juíza do estado de São Paulo decretou (desculpem-me os advogados, sou leigo e não conheço qual o instrumento judicial correto) ilegais todas as notícias sobre um processo que corre sobre "um certo juiz em um certo Tribunal do Trabalho de São Paulo", para mim referindo-se claramente ao caso do Juiz Lalau (Nicolau dos Santos Neto), e que os organismos de imprensa não poderiam noticiar o caso. A mensagem prosseguia dizendo que o jornal Folha Online havia conseguido publicar uma nota sobre o caso, mas que a mesma juíza havia decretado (??) uma liminar impedindo a mesma.

Incrível: nos noticiários online de hoje, segunda-feira 03 de junho de 2002 não há a menor citação ao caso. O máximo que encontrei foi uma notícia de 01/06/02 (http://www.uol.com.br/folha/brasil/ult96u33164.shl), mas nada referente a essa determinação judicial.

Se alguém puder relatar o caso de maneira mais apropriada, por favor dêem prosseguimento. Eu gostaria apenas de deixar registrado que infelizmente a censura à imprensa existe no Brasil, e que se não fizermos nada nossos direitos serão cada vez mais cerceados.

Espero com isso poder contribuir para a livre imprensa, e para a livre difusão de informações.

Nenhum comentário: