27.2.02

direitos autorais
RIAA: Estamos perdendo a Web para os piratas
A indústria de discos americana esperneia mais uma vez, apresentando estatísticas de perda de lucratividade causadas pela, dizem, pirataria. Alvin Toffler já havia percebido que sempre que há uma mudança de paradigmas a "velha indústria" luta para manter os privilégios adquiridos segundo os antigos modos de produção. Na revolução digital, que estamos vivendo, o poder está na informação e esta tem que ser democratizada. Somente a livre circulação de informações irá permitir a construção de uma sociedade justa e democrática. Todo poder aos indivíduos!
novo mundo
Internet facilita tráfico de drogas, diz relatório
É uma palhaçada. Está cada vez mais claro que a proibição ao tráfico favorece apenas ao traficante, que pode ver seus lucros se multiplicarem astronomicamente ao vender uma mercadoria que corre o risco de ser interceptada pela polícia. Se a venda de drogas for controlada, passará a ser caso de saúde pública, e não de polícia. A repressão ao tráfico só estimula o comércio de armas, que por si só é uma indústria muito mais poderosa que a do tráfico de drogas. Ambas estão intimamente relacionadas, com a diferença que o uso de drogas é algo que (na maioria absoluta das vezes) diz respeito apenas ao indivíduo, enquanto o uso de armas implica em ferir alguém - que certamente não concorda com isso. Mas esta notícia diz respeito ao meio, e aí está a palhaçada - o meio não é responsável pelo uso que se faz dele, e portanto a internet não é a responsável pelo aumento do tráfico, e sim as pessoas que se utilizam dela. A comissão responsável por este relatório (INCB) é parcial e tem interesse na manutenção do tráfico, sabe-se lá por qual motivo.
mundo
EUA são 'agressivos' para muçulmanos, diz pesquisa
E não só para muçulmanos! Não se pode prever ainda qual a resposta dos países que se julgam invadidos pelos EUA, mas boa, a longo prazo, não pode ser. Difícil é acreditar nesta pesquisa do Gallup que mostra que 22% dos entrevistados gosta do Bush. Ha!
big brother
Mais poder aos donos da mídia
Os conglomerados de mídia norte-americanos - e que são obviamente de alcance mundial - tentam de toda maneira aumentar sua influência. Caso o poder destas já superpoderosas organizações seja aumentado, com a possibilidade de uma mesma empresa de mídia possuir um número maior de canais de divulgação, nós iremos sofrer com mais visões unilaterais que tentam nos empurrar o american way of life. Um movimento contrário à essa concentração de poder por parte dos Murdoch, AOL-T-W, Disney e etc pode ser encontrado no Independent Media Center. É extremamente importante que asseguremos a multiplicidade de visões e interpretações de mundo diferentes daquela que estes conglomerados tentam nos empurrar, e os Blogs são uma excelente alternativa, como defendido neste artigo do MIT.

26.2.02

novo mundo
Para Chomsky, Washington pratica terrorismo
O discurso do linguista norte-americano durante o Fórum Social Mundial 2002 é de uma sensatez exemplar.
novo mundo
Uma nova agenda global em construção
Link para um artigo onde se discute a gestação de novas diretrizes para a sociedade mundial, diferente do paradigma neoliberal.

25.2.02

vida digital
Número de sites de freeware cresceu 315% em 2001
Está claro que uma das saídas para a liberdade digital é o uso de software livre, ou de código aberto. Uma evidência deste movimento é o aumento do tráfego nos sites de freeware/shareware. Mas o mais engraçado é ver a posição "oficial", de que as empresas podem perder sei lá quantos milhões com o uso de software gratuito. É hilário como a propaganda faz uso sujo da retórica.
big brother
Pedágio por quilômetro rodado
A proposta do Conselho Independente de Transportes do Governo Britânico é taxar os automóveis por quilômetro rodado nas rodovias, baseado na tecnologia do GPS. A depender dessa proposta está aberto o caminho para a taxação do ar em milímetros cúbicos respirados.
direitos autorais
Lei global antipirataria já tem data
Mais um exemplo dos múltiplos tentáculos do 'Estado', 'Sistema', 'Establishment', ou whatever-you-want.

23.2.02

casa dos artistas
Presidenciáveis no "Big Brother"
A idéia de se colocar os candidatos a presidente da república em uma casa, vigiados 24 horas por dia por incontáveis câmeras, diversos aparelhos de ginástica, e com a produção colocando em discussão assuntos relativos à questão social até que é interessante. Mas no caso remoto de isso vir a acontecer eu sugiro pelo menos que o Silvio Santos assuma a produção do programa. O ibope seria espetacular, com os candidatos se engalfinhando, e de quebra a Globo levaria mais uma.

22.2.02

colômbia
O cálice transborda na Colômbia
É incrível como tentam nos efiar goela abaixo este papo de "Guerra ao Terrorismo". É evidente que esta é apenas uma ferramenta para espalhar a influência (leia-se abrangência do mercado) dos Estados Unidos em países que não sustentam sua soberania. Se as Farc são terroristas, o que dizer das milícias paramilitares de direita?
revolução digital
Sobre o Broadcast
Afinal de contas, qual a utilização queremos dar à rede? Boa discussão neste artigo de Hernani Dimantas.
direitos autorais
Liberdade, liberdade
Este é um artigo interessante sobre a quem pertence a informação.
direitos autorais
Decisão sobre direitos autorais preocupa Hollywood
Boa notícia - parece que a proteção às obras que estavam para entrar em domínio público está para cair. O fato de Mickey sair das mãos da Disney é de um simbolismo muito interessante.
direitos autorais
Taxa de direitos autorais para a web surpreende nos EUA
Se aprovada e tornada corrente, essa proposta vai: a) inviabilizar a maioria das rádios e sítios de música; b) incentivar a pirataria - da mesma maneira que a proibição ao tráfico de drogas só fortalece o traficante. Vale a pena uma olhada neste artigo de Richard Stallman.
bomba relógio
Rombo da Previdência Social aumenta 65,6% em janeiro
Essa é a verdadeira bomba relógio. Os contribuintes que quiserem se aposentar daqui a, digamos, 15 anos, irão dançar. A Previdência simplesmente não terá recursos para pagar as aposentadorias.

21.2.02

Seguindo este link há uma história interessante sobre as conexões entre pessoas.
Agora em português
Primeira postagem: o início da divulgação crítica das notícias que circulam na mídia.